ICCC – Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha

Nossa História

O Barro

Antes da primeira queima, a vocação de Cunha já estava escrita no solo. A história da cerâmica na região é ancestral, começando com os povos indígenas Tamoios e sendo mantida por gerações pelas “paneleiras”, que usavam técnicas de “forno de barranco”.

A Faísca

Em 1975, essa vocação ancestral encontrou a técnica oriental. Um grupo trinacional de jovens artistas – os japoneses Toshiyuki e Mieko Ukeseki, os portugueses Alberto Cidraes e Maria Estrela Vieira, e os brasileiros Vicco e Antônio Cordeiro e Rubi Imanishi – aceitou um convite da prefeitura para se instalar no desativado Matadouro Municipal.

A Chama

O ICCC nasceu décadas depois, em 2009, fundado pelos próprios pioneiros e seus sucessores. O Instituto foi idealizado para ser o guardião dessa chama: “fortalecer a categoria e estimular a união e a formação de novos talentos” , protegendo, estudando e repassando o legado para o futuro.

O Fogo

Hoje, a faísca de 1975 se tornou a “Cidade do Fogo”. Cunha é oficialmente a Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura, abrigando mais de 20 ateliês e sete fornos Noborigama, a maior concentração em toda a América do Sul.

O ICCC lidera essa vanguarda, sendo a força motriz por trás do Festival da Cerâmica de Cunha e de projetos estratégicos como o Memorial da Cerâmica de Cunha (MECC), e a Cerâmica da Vargem do Tanque.

Nossa Missão

Fomento do Setor

Impulsionar a cadeia produtiva da cerâmica em Cunha, criando condições para que a atividade prospere economicamente e se mantenha como pilar central da identidade local.

Formação e Acesso

Democratizar o ensino e a fruição da arte através de cursos e publicações, garantindo que o conhecimento técnico seja acessível tanto a novos artistas quanto à comunidade.

Conexão Global

Promover a circulação cultural através de festivais e intercâmbios internacionais, inserindo a produção de Cunha nos grandes circuitos artísticos e ampliando referências.

Legado e Memória

Salvaguardar o patrimônio histórico através de pesquisa e museologia, gerindo acervos que documentam a tradição e garantem a perenidade da história cerâmica da região.

O Complexo do ICCC

1

Escritório

2

Secretaria

3

Exposição da
Vargem do Tanque

4

Sede

5

Forno Smokeless

6

Exposição de Alunos

7

Fornos à Gás

8

Exposição de
Associados

Equipe Administrativa

Mieko Ukeseki Konishi – Presidente do Conselho Superior

Luciane Yukie Sakurada – Diretora Executiva

Guilherme Zoldan Peitl – Diretor Artístico

Membros do Conselho Superior

  • João Felipe Cursino
  • Hélio Avelino Rosa Neto
  • Luciano Moreira Lima
  • Matheus Gonzaga Burger

Membros do Conselho Fiscal

  • Vera Sorgiacomo
  • Daniel Martinelli Chu
  • Wilmar Andrade Silva
  • Maria Fernanda Freire Luís
Rolar para cima